29 AGO 2017
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social lançou hoje o Programa ID Jovem

O Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho,Cidadania e Assistência Social, Secretária Jane Franco, lançou hoje, 11 de agosto, o Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O evento ocorreu no Centro Regional de Cultura.

Secretária Jane Franco- Lançamento do Programa ID Jovem. Rio Pardo/ RS

Participaram do lançamento do  as autoridades responsáveis pela execução do Programa ID Jovem.

Lucas Patrick, representante da Secretaria Nacional da Juventude, Monitor do programa ID Jovem ressaltou sobre a importância do o município de Rio Pardo, ter aderido ao programa, sendo o segundo município no Estado do Rio Grande do Sul a aderir o Programa.

A Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Jane Franco destacou a importância da adesão ao programa ID Jovem para os riopardenses, pois, possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de propiciar desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.  Segundo a Secretária, nosso município aderiu ao programa como forma de trazer mais oportunidades de aquisição de conhecimentos aos nossos jovens.

A Vice-prefeita Rosane Rocha, destacou o empenho do Governo Municipal no desenvolvimento cultural dos nossos jovens, bem como revelou que posteriormente será formado um Comitê Municipal, para divulgação do programa.

Vice-Prefeita, Rosane Rocha- Lançamento do Programa ID Jovem. Rio Pardo/ RS

O QUE É  ID JOVEM?

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

• Cultura, lazer e esporte

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

• Transporte

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

Atenção: Vale para ônibus, trem e embarcação.

O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

A QUEM SE DESTINA?

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Lucas Patrick- Representante da Secretaria nacional da Juventude. Monitor do programa ID Jovem- Lançamento do programa em Rio Pardo/RS

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA ADQUIRIR O BENEFÍCIO?

• Ter entre 15 e 29 anos

O benefício vale também para não estudantes.

• Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

• Estar com o Cadastro atualizado

Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.

• Ter renda familiar de até dois salários mínimos

A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

• Saber o NIS

Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem ou dirija-se ao setor do Bolsa Família com RG, CPF e Titulo de Eleitor.