Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Rio Pardo - RS
Dados do Município

DADOS DO MUNICÍPIO DE RIO PARDO

 

RIO PARDO é um município do RIO GRANDE DO SUL, pertencendo à MESORREGIÃO GEOGRÁFICA DO CENTRO ORIENTAL RIO-GRANDENSE, que é composta por 54 municípios, agrupada em três microrregiões.

Localiza-se na região de transição do Pampa Gaúcho e do Bioma Mata Atlântica, foi uma das primeiras Vilas a serem criadas e sua História está intimamente ligada à formação do Estado, dando origem a mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul.

Teve papel importante e estratégico como fortaleza de defesa das fronteiras na conquista do território frente aos espanhóis, por isso conhecida como “TRANQUEIRA INVICTA”.

Capitania de São Pedro foi criada em 1807. Em 1809 foram criadas as quatro vilas da Capitania de São Pedro do Sul (RS) entre elas a Vila de Rio Pardo, através do Decreto Real assinado por D. João VI.

Em 31 de março de 1846, a Vila foi elevada à categoria de CIDADE.

A POPULAÇÃO é de 37.591 habitantes (IBGE, 2010) e a população estimada para 2020 é de 38.265 habitantes.

A ÁREA é de 2.051 km2.

LOCALIZAÇÃO nas coordenadas geográficas de Latitude 29°59’23”S e Longitude 52°22’41” Oeste. A uma Altitude de 47 m do nível do Mar.

O Município faz DIVISA com: Butiá, Minas do Leão, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Vale Verde.

DISTÂNCIA média de RIO PARDO a PORTO ALEGRE (capital): 145 km²

CLIMA

O Clima de Rio Pardo é temperado do tipo subtropical, classificado como mesotérmico úmido. Conforme sua posição geográfica indica grandes diferenças em relação ao Brasil.

As temperaturas apresentam grande variação sazonal, com verões quentes e invernos rigorosos, com geadas e precipitação eventual de neve.

TEMPERATURAS médias variam de 15 e 18°C, e máximas podem atingir marcas superiores a 40° C.

HIDROLOGIA

O município é cortado por dois rios principais. O Rio Jacuí, que corre no sentido oeste-leste, dividindo o território em duas porções e o seu afluente, o Rio Pardo, que corre no sentido norte-sul.

O Município pertence a duas grandes Bacias Hidrográficas: a bacia do Baixo Jacuí e a bacia do Pardo, ambas integra a Região Hidrográfica do Guaíba.

Rio Pardo ainda possui 31 lagoas, entre elas: Segredo, Coração, Forno, Viúva, Santa Maria, Formosa, Caco, do Meio, Buff.

Possui cerca de 15 ilhas nos rios: Piquiri, Comprida, Pederneiras, Morcego, Canta Galo, Biscoito e Ilha do Vão.

BALNEÁRIOS FLUVIAIS: Proporciona lazer a população e atraem turistas. Praias Ingazeiros, Porto Ferreira, Porto das Mesas e Santa Vitória. (P 12 revista)

PAISAGEM

“O Município de Rio Pardo apresenta uma complexa fisionomia natural, com mata nativa, campos com formações florísticas características e banhados. A transição entre estas formações é muitas vezes rápida e o contrato entre as áreas de campo e florestas, ocorre tanto no entorno de matas contínuas, quanto em áreas de vegetação ciliar dos rios e arroios ou até mesmo em capões de mato”.

“As atividades agrícolas e agropecuárias alteram o ambiente da região, principalmente na metade sul do município com o avanço de plantações de soja e de eucalipto em substituição aos campos de pecuária”.

Estes ambientes característicos em geral, o que caracteriza um ambiente é sua cobertura vegetal, acompanhada de suas respectivas características do meio físico. Os campos, matas, banhados, rios e o ambiente urbano, contribuem na dispersão e localização da biodiversidade ocorrente no município de Rio Pardo.

BIOMAS

Rio Pardo tem uma região privilegiada, pois a maior parte do seu território se encontra no Bioma Pampa, mas mais ao norte em direção a Santa Cruz temos o Bioma Mata Atlântica.

Rio Pardo se classifica em uma zona de tensão ecológica, o que contribui para uma rica diversidade biológica.

Publicação: Arquivo Histórico - Neuza T D Quadros.

Fonte: ( Revista Ecologia & Biogeografia do município de Rio Pardo, Nilmar A. de Melo, Vladimir M. Panta, 2018, p.16)

Revista Ecologia 2018 -  MEIO AMBIENTE.

 

 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia