23 JAN 2024
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Como funciona a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai usar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação. O objetivo é reduzir fraudes com a duplicidade de pessoas. Antes era possível emitir um Registro Geral (RG) em cada Estado. Agora o documento será único.

A nova Carteira de Identidade possibilitará o acesso a vários serviços, como prontuários do SUS, registros do INSS, além de outras informações. O documento possui um QR Code, que permite comprovar a autenticidade e pode ser usado de forma digital. Mesma que não tenha a versão física, será possível usar o formato eletrônico através do app.gov.br.

Em Rio Pardo o encaminhamento da Carteira de Identidade Nacional pode ser feito no Porto de Identificação, junto ao FGTAS/Sine, na Rua Almirante Alexandrino, 946.

Dúvidas

Preciso pagar para emitir a Carteira de Identidade Nacional? Não. A emissão da primeira via do documento é gratuita.

Até quando posso ficar com a minha atual identidade? O modelo antigo é válido por dez anos. É preciso avaliar alguns detalhes, se ainda está dentro do prazo, mas você não se parece mais com a foto utilizada. Aí sim, deve procurar e emitir a nova. Caso contrário, o modelo antigo será aceito até 2032.

A Carteira de Identidade Nacional terá o mesmo número do CPF? Sim. A CIN estabelece o número do CPF como base para o registro geral do cidadão.

Quais documentos preciso levar para emitir a CIN?
  • Solteiros - Certidão de Nascimento original e legível, ou cópia autenticada
  • Casados - Certidão de Casamento original e legível, ou cópia autenticada
  • Foto 3x4 no padrão para documentos oficiais
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável legal

Preciso agendar para emitir a nova Carteira de Identidade? Sim. Os agendamentos são feitos todas as quintas direto no Posto de Identificação, que funciona junto ao FGTAS/Sine. Diariamente são atendidas 25 senhas para a emissão do novo documento.

Se eu fizer em outra cidade, será mais rápido? Não. Com o novo sistema para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, todos os municípios estão com o mesmo prazo para a emissão do documento. A CIN é entregue em até 60 dias após o encaminhamento.