Em agenda na Capital nessa quinta-feira, dia 19, o prefeito Rogério Monteiro recebeu do Governo do Estado, em cerimônia com o governador Eduardo Leite, o anúncio de que o Município de Rio Pardo foi contemplado com o montante de R$ 500 mil para a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A verba faz parte do programa estadual Suas Reconstrução e visa auxiliar os municípios em estado de calamidade ou situação de emergência em razão das enchentes.
No total, 77 prefeituras foram beneficiadas. Por meio de cofinanciamento especial do Piso Gaúcho, a iniciativa prevê um investimento global de R$ 26,75 milhões em obras de reforma, ampliação e construção de CRAS, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), Unidades Públicas de Acolhimento Institucional, Postos do Cadastro Único e Centros de Convivência referenciados ao CRAS. Cada município selecionado indicou apenas uma unidade para receber obra.
Em Rio Pardo a indicação foi para a construção de um novo CRAS no Bairro Pinheiros. Atualmente, o Município tem duas unidades, uma no Centro e uma no Jardim Boa vista.
O Suas Reconstrução integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.