22 SET 2017
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Programa Jovem Aprendiz tem aumento no número de vagas em Rio Pardo

O Jovem Aprendiz é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

Com o Jovem Aprendiz, temos o desejo de contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditando que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

Quem pode ser aprendiz?

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Público alvo:

O programa Jovem Aprendiz tem um público alvo bem definido. São jovens oriundos de famílias de baixa renda, com vida escolar exclusivamente desenvolvida em escolas públicas, e que em situações normais, não haveria possibilidades de acesso a um ensino profissionalizante de qualidade para se capacitarem e, consequentemente, atender aos requisitos exigidos pelo cada vez mais concorrido mercado de trabalho.

Diante deste contexto e respeitando fielmente o prescrito nas normativas do Programa, a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social em consonância com a Prefeitura de Rio Pardo e o Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE), acrescentou um aditivo, onde fica a cargo da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, realizar a pré-seleção dos currículos, respeitando os critérios estabelecidos no contrato, atendendo assim de forma mais justa, a camada da população que mais necessita do Programa, atendendo quem está em maior vulnerabilidade social bem como os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Em Rio Pardo, atualmente, temos destinadas 50 vagas a Jovens Aprendizes.

Com a intenção de ampliar esse número de vagas reuniram-se, na sede da Prefeitura Municipal em 18 de setembro, os representantes do CIEE, o Prefeito Rafael Barros, a Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Jane Franco, acompanhada do coordenador do Jovem Aprendiz em Rio Pardo Mateus Henes.

Na ocasião, o Prefeito Rafael Barros concedeu a liberação de mais 15 vagas para o programa Jovem Aprendiz, que serão viabilizadas nas empresas e comércio local, seguindo os critérios sócio/econômicos referidos no programa.

Prefeito Rafael Barros concedeu a liberação de mais vagas para o programa Jovem Aprendiz. Rio Pardo/RS