29 JUN 2017
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac completa 88 anos

Prefeito Rafael Barros, Secretária de Educação Michelle Zawadski e funcionários da Secretaria de Educação, estiveram presentes na solenidade de abertura da Semana da EMEF Olavo Bilac, no dia 26/06. O educandário que completou 88 anos está localizado no Distrito do Passo da Areia.

O evento inaugurou o Espaço Lúdico Tia Mosa, um espaço destinado às atividades lúdicas, necessárias para o desenvolvimento das crianças. O novo espaço teve os brinquedos doados pela Diretora da Escola, Marta Eliane Silveira da Silveira e contou com o apoio do Governo Municipal, pais, CPM escolar e da comunidade local.

Prefeito Rafael Barros, Inauguração Espaço Lúdico Tia Mosa-EMEF Olavo Bilac. Rio Pardo/RS

Com relação ao nome do espaço, em uma conversa com a comunidade escolar (professores, funcionários, Grêmio Estudantil e CPM), decidiu-se homenagear uma Senhora, Marta Ferreira, mais conhecida como “Tia Mosa”, que muito contribuiu com a comunidade do Passo da Areia, especialmente no que tange a religiosidade da localidade.

As terras, as quais a escola está construída, é herança da Senhora Marta. Ela, cedo ficou viúva, com os filhos ainda pequenos, e sempre se doou ao trabalho voluntário e  comunitário.Por muitos anos, o Passo da Areia era alertado para as missas ao soar do sino da Igreja São Pedro, que ela fazia questão de badalar anunciando que haveria missa.

Tia Mosa, foi uma mulher a frente do seu tempo, dando exemplos de coragem, solidariedade e liderança. Assim, fazendo jus a tantas coisas boas e tantas alegrias que ela proporcionou à comunidade, resolveram homenageá-la, colocando seu nome nesse espaço, o parquinho: “Espaço Lúdico Tia Mosa”, que trará alegria e diversão aos alunos.

Inauguração Espaço Lúdico Tia Mosa-EMEF Olavo Bilac. Rio Pardo/RS