14 AGO 2017
Prefeito Rafael Barros participa da cerimônia de acendimento da Chama Crioula no Estado

No último final de semana, 12 de agosto, o Prefeito Rafael Barros e o Secretário de Turismo, Alexandre Carvalho Bitencourt, estiveram presentes no acendimento da Chama Crioula no município de Mostardas.

Na ocasião, coube ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, retirar de um fogo de chão a Centelha da Chama Crioula, que percorrerá nas próximas semanas as estradas do Rio Grande do Sul.

Prefeito Rafael Barros recebendo a Chama Crioula em Mostardas ,RS

A cerimônia reuniu centenas de cavalarianos representantes das 30 regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, que receberam a centelha para ser distribuída por todo o estado.

Este evento é realizado há 70 anos em diferentes cidades. Segundo o Coordenador da 5ª Região do MTG, Luiz Clóvis Vieira desde que está a frente da Coordenação, últimos 11 anos, nenhum Prefeito da região participou do evento que marca a abertura oficial das comemorações do 20 de setembro.

O Prefeito Rafael Barros ressaltou a importância de promover e difundir as Tradições Gaúchas, que são a expressão máxima e fundamental do movimento tradicionalista. O Prefeito considerou que por Rio Pardo ter tamanha importância, neste evento, sendo responsável por distribuir a Centelha para diversos municípios, fez questão de estar presente para reforçar o compromisso com as Tradições Gaúchas, construindo a imagem de importância cultural e histórica do município por todo o RGS.

Representantes da 5ª Região Tradicionalista – Acendimento da Chama Crioula em Mostardas, RS.

Após a chegada da Centelha à Rio Pardo, prevista para o próximo sábado, 19/08, os municípios da 5ª Região Tradicionalista poderão buscar a “Centelha Mãe” no município.

As dependências da Brigada Militar  abrigarão a Chama Crioula até o dia 13 de setembro, sendo dali distribuída para toda a Região.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024