01 FEV 2018
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
NOVO ESPAÇO DA CASA DE PASSAGEM É INAUGURADO

Na manhã, 30 de janeiro de 2018, foi inaugurado o novo espaço da Casa de Passagem de Rio Pardo.

O Prefeito Rafael Barros, a Vice-prefeita Rosane Rocha e a Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Jane Franco, receberam no novo espaço os Secretários Municipais, representantes do Primeira Infância Melhor, Conselho Tutelar, CRAS, CAPS, Bombeiros, SINE, CREAS e imprensa local.

O novo espaço está de acordo com as normas estabelecidas segundo a Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais de Alta complexidade para o funcionamento de Unidade de Acolhimento na modalidade de Casa de Passagem para Adultos, seguindo orientações Técnicas do DAS e estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, localizado na Rua Almirante Alexandrino, nº 670, centro de Rio Pardo. O local escolhido possui estrutura interna ampla e serviço de atendimento individualizado.

O local possui equipe especializada para atender e receber usuários a qualquer horário do dia ou da noite, para realizar estudo de caso e, encaminhamentos necessários articulando a rede com as demais políticas intersetoriais. O atendimento no local destina-se às pessoas adultas do mesmo sexo ou, famílias em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou ainda pessoas em trânsito, sem intenção de permanência por longos períodos.

No evento de abertura a Secretária Jane Franco, agradeceu ao Prefeito Rafael Barros pelo pronto atendimento da demanda e enfatizou a importância deste avanço para o município, que possibilita melhorar e oferecer atendimento especializado, qualidade para os cidadãos que devido sua trajetória de vida marcada pela ausência dos direitos básicos, consigam através de um trabalho de fortalecimento de vínculos ter reestruturada sua autonomia e protagonismo.

A Vice-Prefeita Rosane Rocha, referiu a importância do atendimento às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, considerando a evolução do serviço prestado na área de Assistência Social no município.

O Prefeito Rafael Barros, em sua fala, ressaltou os avanços das políticas públicas para proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade, considerando que o atendimento da casa de Passagem é um serviço de continuidade de alta complexidade, e, por isso há necessidade de resguardá-lo. O Prefeito referiu ainda que, agora com essa nova Casa de Passagem, o município está ampliando as formas de proteção, atendendo em localização central aos usuários deste serviço. Disse ainda que esta administração quer, a cada dia, melhorar e oferecer atendimento com qualidade para nossos cidadãos, avançando para tornar o município uma referência para toda nossa região.