09 JUL 2018
INAUGURADA A NOVA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL DO HOSPITAL REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO

Nesta manhã, 09 de julho foi realizado ato solene para inauguração da Unidade de Saúde mental do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP).

Com a presença do Prefeito Rafael Barros, Vice-Prefeita Rosane Rocha, Secretários Municipais, vereadores, Diretor Geral do HRVRP Sr. Fábio Ertal, Sra. Camila Chaves, Médica psiquiatra do HRVRP, Coordenadora Regional de Saúde Sra. Mariluci Reis, e Secretária de Saúde do município de Candelária Sra. Sandra Cândido, foi realizado o descerramento da placa inaugurando a Unidade de Saúde mental do HRVRP. Além das autoridades estiveram presentes representantes da imprensa local e regional bem como representantes dos funcionários do HRVRP, e comunidade local.

Na ocasião, o Prefeito Rafael Barros referiu o compromisso do Governo Municipal com a comunidade, sendo que desde o início de 2017 já foram investidos mais de dois milhões de reais em melhorias na infra-estrutura física e modernização do parque tecnológico do HRVRP, proporcionando mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento aos pacientes do município e região. Dispôs ainda que o trabalho, em prol do HRVRP, beneficia a população dos 13 municípios da região, e, com a união de esforços das esferas federal e estadual é possível realizar melhorias, visando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos considerando, que juntos avançamos mais.

O Secretário Municipal de Saúde, Augusto Pellegrini, ao se pronunciar referiu da importância desta unidade para a região, expondo que ainda há muito a ser feito em prol do HRVRP, sendo que o próximo investimento será na infra-estrutura da lavanderia. Ressaltou que a estrutura do HRVRP vem sendo trabalhada para cada vez mais prestar serviços de qualidade, o que viabiliza condições para futuras instalações de serviços mais específicos,  como uma Unidade de Tratamento Intensivo.

A nova unidade é um projeto realizado inicialmente com recursos da Consulta Popular, sendo que estes não foram suficientes para conclusão do projeto foram então investidos cerca de R$200.000,00 de recursos públicos federais e estaduais, repassados pela Prefeitura de Rio Pardo para a entidade gestora do HRVRP, para realizar as melhorias necessárias.

A nova ala foi reestruturada seguindo padrão do Ministério da Saúde e normas da Vigilância Sanitária, garantindo um melhor atendimento aos pacientes. Esta unidade possui com 603 metros quadrados de área onde dispondo de 20 leitos para internação de pacientes femininos e masculinos do Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço conta com enfermarias, banheiros, posto de enfermagem, salas destinadas à oficina terapêutica, atendimento individual, reuniões, recepção de acompanhantes, refeitório, copa, 02 pátios internos, área de lazer e espaço para equipe profissional. A Unidade conta com 21 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo e assistente social.

A Unidade de Saúde Mental do HRVRP é referência no tratamento de pacientes usuários de álcool, drogas e com transtornos mentais para 13 municípios da região, atendendo uma população de aproximadamente 350.000 habitantes.