O governo do Estado homologou o Decreto de Emergência de Rio Pardo em razão da estiagem. O prefeito Rogério Monteiro assinou o documento no dia 25 de fevereiro, no dia 17 de março a Defesa Civil estadual esteve no Município avaliando os locais mais atingidos. A decisão foi tomada levando em consideração que Rio Pardo vem passando por um longo período de seca, que iniciou ainda em 1º de novembro de 2024. Até fevereiro, o Município registrou apenas 71,21 milímetros de chuva, contra a média de 146 milímetros para o mesmo período em 30 anos.
Em decorrência desta situação de anormalidade, houve prejuízos econômicos nos setores da agricultura, pecuária, olericultura e bacia leiteira, inclusive no abastecimento de água em localidades interioranas, destinada ao consumo humano diante da escassez hídrica nas fontes de recalque. Os prejuízos somam mais de R$ 200 milhões.
O decreto dá mais sustentação aos produtores que precisarem prorrogar suas contas junto aos bancos, desta forma eles ganham a possibilidade de negociação.