A porto-alegrense Maria da Glória dos Santos, a Gogóia, é um nome conhecido em Rio Pardo. Mesmo os mais jovens, já ouviram falar dela, mesmo que não saibam quem é. Afinal, é ela que, desde 2010, faz com que o nome do General Andrade Neves fique de lado, para que todos aproveitem o Carnaval na Avenida do Samba Maria da Glória dos Santos (Gogóia).
Em 2024, através de um decreto do prefeito Rogério Monteiro, fica determinado, oficialmente, que durante os dias de festa, a Rua Andrade Neves dá lugar à avenida com o nome da carnavalesca. Gogóia nasceu em Porto Alegre, a quarta filha de uma família de oito irmãos. Estudou na Escola Aparecida, no Bairro Ramiz Galvão, e chegou a trabalhar como costureira.
Foi na área da enfermagem que atuou por quase 30 anos. ativa na comunidade, chegou a ensaiar uma participação na política. Mas foi no Carnaval que ela ficou mais conhecida, se dedicando quase que a vida toda a entidade do coração, a extinta Unidos da Velha Guarda.
Nos últimos anos de vida, Gogóia seguia no Carnaval, como apoio da escola atuando em todos os segmentos. Ela faleceu em agosto de 2009 deixando sua marca na história rio-pardense.