09 FEV 2024
TURISMO E CULTURA
Carnaval de Rio Pardo volta a ter competição depois de três anos
O Carnaval de Rio Pardo 2024 já começou, aos poucos a Rua Andrade Neves vai dando lugar à Avenida Gogóia, com estruturas de som, palco e decoração. Na quinta-feira, dia 8, as escolas vão tomar a avenida para fazer o ensaio técnico, uma inovação do último ano, que foi sucesso e acabou mantida em 2024. O momento serve para os últimos ajustes das três agremiações que disputam o título este ano. A última campeã, Enamorados, não desfilará.

O grande momento acontece no sábado, 10, o dia do desfile para valer. A programação começa às 20 horas com a descida da Corte do Carnaval acompanhada da Banda Bébi, já tradicional nos festejos. A primeira escola a desfilar é Candangos, que neste ano traz para a avenida o enredo “Deu medo! Na linha do tempo da vida, Candangos quer saber: do que você tem medo?”. O desfile da vermelho e branco está marcado para 21 horas.

Em seguida, às 22h20, é a Realeza da Vila quem colore a Gogóia. A escola tem o arco-íris como símbolo ao lado da coroa e em 2024 conta exatamente o seu símbolo “Do arco-íris sete cores, sete mundos: qual é o seu?”. E a Embaixadores do Ritmo encerra os desfiles da disputa, às 23h40, a verde e branco promete levar todos a serem crianças novamente com o enredo “O Embaixador desperta a criança que há em você”.

Cada escola tem o tempo mínimo de 50 minutos e máximo de 65 minutos de desfile e precisa apresentar o mínimo de 200 componentes. Os quesitos que serão avaliados pelos jurados são: bateria, samba enredo, harmonia musical, tema enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, comissão de frente.

Blocos desfilam no domingo

Os blocos carnavalescos desfilam no domingo, 11, pela Avenida Gogoia, em 2024 quatro entidades disputam o título, que na última vez ficou com três blocos. São João menino é o primeiro, às 21 horas, com o enredo "São João Menino em cortejo ao Divino Espírito Santo". O bloco Tentação traz para avenida "O mundo encantado do circo", às 22 horas. Logo mais, 23 horas, é a vez do Mãos do Samba contar "A face da verdade" e para encerrar, à meia-noite, O Cupido traz o enredo "Amor de Cupido. Destinos entrelaçados. Eros e Psique".

Oficialmente, Gogóia

O decreto 013/2024 muda, oficialmente, o nome da Rua Andrade Neves para Avenida do Samba Maria da Glória dos Santos (Gogóia) durante os dias de Carnaval. A carnavalesca é homenageada anualmente, desde 2010, com o nome da rua que recebe todos os festejos pelo relevante trabalho humanitário desenvolvido somado a trajetória de uma vida toda dedicada ao Carnaval.