01 NOV 2023
SAÚDE
RIO PARDO É O 48º MUNICÍPIO IMPLANTAR O PROGRAMA SOLIDARE – FARMÁCIA SOLIDÁRIA NO RS
O Prefeito Rogério Monteiro juntamente com as equipes da Farmácia Básica e Secretaria de Saúde receberam a Vereadora Iara Soares (autoria do Projeto de Lei) e a Farmacêutica e Ex-Deputada Estadual, Fran Somensi, (autora do Projeto em âmbito estadual) para o lançamento do Programa Solidare - Farmácia Solidária no município, na tarde desta segunda-feira, 30.
.
O Programa Solidare consiste no recebimento de medicamentos que passam por triagem e análise técnica, para serem doados à comunidade, mediante receita médica.
.
A prática de recebimento de medicamentos junto aos usuários do SUS para ser revertida em doação pela Farmácia Básica vinha sendo adotada no município há pelo menos duas décadas, mas com a nova lei de autoria da Vereadora Iara Soares e a sanção do Prefeito Rogério Monteiro passa a ser legalizada e ganha uma maior visibilidade da comunidade.
.
 A ex-deputada aproveitou o ato de lançamento para doar 20 caixas em medicação entre antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, leites especiais, entre outros.
.
MAIS BENEFÍCIOS: A iniciativa contribui para o tratamento de saúde de pessoas carentes, reduzindo o desperdício de medicamentos e diminuindo o descarte incorreto no meio ambiente, além de evitar a automedicação e as intoxicações.