26 DEZ 2022
FINANÇAS
CENSO 2022: Reduz número de habitantes em Rio Pardo
Dado preliminar aponta que o município de Rio Pardo apresentou uma redução de 3.231 no número de habitantes em relação ao Censo Demográfico de 2010. Os dados foram apresentados pela equipe do IBGE, último dia 19.

Rio Pardo passou de 37.591 (2010) para 34.360 habitantes em 2022. Esta população está formada por 17.679 mulheres e 16.672 homens.

Efeito econômico

A queda significativa no número populacional de Rio Pardo é um dado que provoca efeitos na economia do município. De acordo com o Prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, os 37.591 habitantes representam, hoje, 1.8 do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já o novo dado representará 1.6 desse repasse, ou seja, será um impacto de 11,11% de queda para o ano de 2024.

O que é o FPM?

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.
Autor: Viviana Lopes