O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos completará, no próximo mês, um ano de seu estudo, criação e aprovação para uso de recursos públicos municipais. A execução do programa iniciou em dezembro de 2021, depois de Chamamento Público para a contratação da empresa que prestaria o serviço de esterilização. Duas estão aptas para realização do serviço.
De dezembro de 2021 a agosto de 2022, foram feitas 240 esterilizações, destas 234 são fêmeas (caninas e felinas).
O projeto visa a diminuição da proliferação dos animais que tenham como tutor pessoas de baixa renda, animais comunitários ou que vivem nas ruas, animais resgatados e adotados por protetores independentes. Também busca reduzir os animais abandonados nas ruas, diminuindo a ocorrência de acidentes envolvendo esses animais e controle de zoonoses.
São, em média, 20 animais esterilizados, por mês.
Para ajudar nesta causa, o município de Rio Pardo, passará a contar, em outubro, com a execução do Programa Melhores Amigos proveniente de Convênio com o Estado, no qual repassou o valor de R$ 25.500, mais a contrapartida do município de R$ 3.825 para a esterilização de fêmeas caninas e felinas. O Pregão Eletrônico foi realizado no final do mês de agosto e a clínica contratada já apresentou a documentação necessária para iniciar serviço que está em fase de organização. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.
Assessoria de Comunicação - Viviana Lopes