11 SET 2022
TURISMO E CULTURA
SEMANA FARROUPILHA: "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras!"
O cerimonial de Criação da Chama Crioula Municipal e Unificação com a Chama Estadual aconteceu na Cruz Do Barro Vermelho, junto ao Monumento ao Soldado Farroupilha Desconhecido, no último dia 10, em Rio Pardo. Foi nesse mesmo local que ocorreu o mais sangrento combate, em 1838, entre Imperiais e Farrapos, o Combate Barro Vermelho. Nesse combate foi apreendida a Banda Imperial, de onde surgiu o nosso atual hino Rio-Grandense.
Autoridades civis e tradicionalistas, imprensa local e regional, participaram do ato, num sábado ensolarado e de céu azul que coroou esse momento tão importante para as tradições gaúchas, abrindo os festejos farroupilhas no município.
A Coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, a Conselheira da 5ª RT do MTG, Vera Carvalho e o prefeito Rogério Monteiro destacaram a importância e o empenho de todos os tradicionalistas em manter vivas as tradições ao honra as lutas do Rio Grande do Sul.
O tradicionalista e estudioso da cultura gaúcha, Pedro Oliveira, foi o mestre de cerimonias trazendo o histórico da Semana Farroupilha, a origem histórica da Chama Crioula, bem como, narrou a criação da Chama Crioula Municipal. O tradicionalista Leandro Silva e o filho procederam a criação no fio da espada e com o uso de pólvora. Segundo ele, a pólvora é usada em respeito e honra àqueles que tombaram em combate com o fogo da metralha e no fio da espada em honra àqueles que morreram pelo fio desta. Depois de unificada com a centelha da Chama que veio de Canguçu, em agosto e, estava guarnecida no PTG Tio Bilinha, na localidade de Passo da Areia, a centelha foi distribuída aos CTGs e PTGs.
A Cerimônia contou com a execução dos Hinos do Brasil, de Rio Pardo e Rio-Grandense, durante a distribuição da centelha a música do homenageado da Semana Farroupilha, o cantor e compositor Adair de Freitas fez a trilha sonora e, ao final foi lida a Oração do Gaúcho por Pedro Oliveira.
A programação da Semana Farroupilha de Rio Pardo deu sequência com o Jantar e Baile no CTG Rodeio da Saudade e no PTG Tio Bilinha, na noite de sábado e, neste domingo, com a Mateada e Baile na localidade de João Rodrigues.
👉Programação completa: https://www.riopardo.rs.gov.br/.../3/2417/semana-farroupilha
✍️ Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
📷Assessoria de Comunicação - Pedro Ferreira