10 AGO 2020
COE realiza balanço semanal e define ações para próxima semana

O Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo reuniu-se na manhã desta segunda-feira (10) para fazer o balanço do trabalho realizado na última semana e as ações de trabalho nos próximos dias. Estiveram presente durante o encontro a prefeita Rosane Rocha, as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Trânsito e Serviços Essenciais, Fiscalização Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Administração.
No balanço da semana, o tema recorrente foi a grande circulação de pessoas no centro da cidade, em virtude do pagamento na sexta-feira e o Dia dos Pais no domingo, culminando com o tempo bom, atípico para época do ano. Além disto, foi realizada uma operação comandada pela Brigada Militar, com a colaboração da Fiscalização da Prefeitura e também do Conselho Tutelar, que resultou na dispersão de cerca de 125 participantes em uma festa clandestina na madrugada deste domingo, no Passo da Taquara, interior de Rio Pardo. Foi pontuado também o trabalho de todas as pastas da administração municipal com medidas de prevenção e orientação junto à comunidade e também o engajamento do comércio, com os cuidados de prevenção em seus estabelecimentos. Contudo, a aglomeração foi intensa no final de semana, o que alerta para os resultados nos índices de positivados nos próximos dias, já que a Covid-19 se manifesta entre 10 e 14 dias após o contato do paciente com o vírus.
Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o que preocupa é a contaminação em massa, devido à necessidade de vagas nos hospitais e equipes de atendimento. Outra questão levantada foi o crescente número de pessoas procurando o Ambulatório de Atendimento Respiratório que funciona no Clube Literário. É importante salientar que os testes só são realizados dentro dos protocolos definidos pelo Governo do Estado e precisam obedecer critérios, como o período de duas semanas a partir do contato com o alguém positivado para sua realização. Caso estes cuidados não sejam tomados, é grande a possibilidade de haver resultados incertos.
As equipes de todas as frentes municipais permanecerão com os trabalhos de fiscalização e informação seguindo orientações da AMVARP no combate ao Coronavírus. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Volnei Jost, não há como baixar a guarda, uma vez que os indicadores da região do Vale do Rio Pardo ainda apresentam alto risco de avanço da Covid-19.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo