04 AGO 2020
Aglomerações no final de semana impactam nos índices de positivados

Na tarde desta segunda-feira (03) a Prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, juntamente com as equipes de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Essenciais, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS) e representantes de bares e restaurantes, reuniu-se para reforçar estratégias que amenizem a proliferação do Covid-19 na cidade. Segundo o Secretario de Saúde, Volnei Jost, com a proximidade do Dia dos Pais, da data de recebimento da grande maioria da população e o clima de verão atípico para época, os cuidados com a prevenção precisam ser redobrados.
Com base em estudos feitos por profissionais de saúde e com os índices de casos do município, verificou-se o aumento acentuado de positivados contagiados nos finais de semana. A Covid-19 se manifesta entre 10 e 14 dias após o contato do paciente com o vírus. Esta elevação é resultado de aglomerações em residências e festas clandestinas, em especial no interior do município. No último sábado, a equipe de Fiscalização da Prefeitura e Brigada Militar dispersaram uma festa clandestina com mais de 40 pessoas próxima ao Passo da Areia e autuaram os participantes. Nas últimas três semanas, o aumento de sexta à terça foi significativo: 12, 21 e 17 casos. Aglomerações como esta ocorrida no interior, poderão ter impacto negativo significante nos próximos 14 dias nos índices de positivados.
A partir deste prognóstico, a administração municipal solicitou o comprometimento ainda maior do comércio, que vem se mostrando parceiro constante no combate ao coronavírus. Campanhas de promoção dos estabelecimentos serão vinculadas às medidas preventivas e informações sobre as ações que o local vem desenvolvendo para proteção de seus clientes. O objetivo maior é impedir as aglomerações nas lojas e em filas, para evitar o aumento do número de casos que reflitam nas classificações de risco para região e, com isto, resultem em uma possível Bandeira Vermelha no Vale do Rio Pardo.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo