29 JUN 2020
Protocolos de segurança estão sendo seguidos para evitar aumento do surto

Na tarde desta sexta-feira (26), após o falecimento da segunda paciente vítima de Coronavírus, internada em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos em Rio Pardo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que todas as medidas de contenção estão sendo seguidas para conter o surto no local.
A administração municipal, por meio da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica já vinha realizando ações de prevenção e manejo junto a todas as instituições geriátricas e asilo na cidade, desde o início da pandemia. As reuniões eram periódicas e a orientação era de que qualquer paciente ou funcionário com sintomas respiratórios deveria ser informado para a realização de teste de RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction). Após contato da médica da instituição, relatando sobre três pacientes de um mesmo quarto estarem apresentando estes sintomas, foram feitas as primeiras testagens positivas e a orientação foi para que os deixassem em isolamento. “A Geriatria seguiu fielmente os procedimentos que repassamos, conforme protocolos vindos da Secretaria Estadual de Saúde, através da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde”, informou a Enfermeira da Vigilância em Saúde, Ruth Rodembusch Lemes. Ruth informou ainda que a Geriatria possui um Plano de Contingência para lidar com a situação, que foi apresentado e aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretária da pasta, Sucila Leipnitz, informa que desde que o primeiro caso foi positivado no local, as medidas de segurança e prevenção foram imediatamente revisadas e reforçadas. “Estamos lidando com o contágio comunitário em Rio Pardo. Não há como identificar o agente transmissor do vírus. Qualquer pessoa pode tê-lo levado, inclusive alguém contaminado e assintomático”, explicou a secretária.
Sucila relatou ainda, que as informações de conduta orientaram sobre o isolamento, principalmente quanto a circulação no local para não proliferar o contágio. Até o momento dez pessoas que apresentaram sintomas foram testadas, destas, sete positivaram e duas vieram a óbito. Três pacientes ainda seguem em isolamento aguardando resultado dos exames, entre eles, uma funcionária da clínica.
A Instituição de Longa Permanência de Idosos está aberta, mas sem recebimento de novos pacientes, pois os idosos precisam de acompanhamento profissional constante e monitoramento adequado. “Retirá-los do local e leva-los para suas casas seria irresponsabilidade, uma vez que isto ajudaria na proliferação do vírus na família, caso algum deles ainda esteja contaminado”, explicou a Enfermeira Ruth.
O surto foi encarado como uma grande fatalidade, pois nenhuma irregularidade foi detectada durante as inspeções no local. A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda, que todos os pacientes e funcionários serão testados e que os protocolos de segurança estão sendo seguidos com rigor.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo