29 MAR 2018
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Páscoa do Programa Primeira Infância Melhor

O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Tem por objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Tornar a primeira infância prioridade exige um olhar ampliado para outras necessidades essenciais dessa fase da vida. Mais que sobrevivência e mais que dar ênfase as carências, as faltas ou as deficiências é preciso garantir as crianças oportunidades e valorizar as formas de promoção do seu desenvolvimento integral. Este olhar requer uma mudança no entendimento sobre a criança e uma ação efetiva do poder público e da família.

No município de Rio Pardo o programa foi reativado no mês de março de 2017, onde desde 2014 não era executado. Hoje é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. O PIM acompanha hoje, 158 famílias no município, atendendo aos bairros: Ramiz Galvão, Pinheiros, Boa Vista, Jardim Boa Vista, Higino Leitão, Parque São Jorge, Nossa Senhora do Rosário e Mutirão do Camargo, as 158 famílias são atendidas por 11 visitadoras.

No evento alusivo à Páscoa, realizado no Ginásio Guerinão, no dia 28 de março, as visitadoras promoveram algumas atividades de recreação que envolveram tanto crianças quanto pais, na sequência tivemos a presença do Coelho da Páscoa, e após Augusto Barros fez uma apresentação com seu personagem “Príncipe Tenório”.

Prestigiaram o evento o Prefeito Rafael Barros, a Vice-Prefeita Rosane Rocha, a Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Jane Franco, a Secretária de Educação Michelle Zawadski e o Secretário de Saúde Augusto Pellegrini.