17 MAI 2018
Dia da Ação Conjunta

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac realizou, no dia 15 de maio, o Dia da Ação Conjunta, e contou com a presença do Prefeito Rafael Barros e representantes da Secretaria Municipal da Educação. Este dia está inserido no Projeto Verde é Vida, da Afubra, que neste ano tem o tema “Família, Educação, Convivência e Sucessão”.

O dia foi marcado por oficinas diversificadas, tais como: brinquedos antigos, cultivo da mandioca, plantas medicinais e relógio dos chás, benzeduras e simpatias, artesanato em tear de pregos, manuseio de arado e carreta de tração animal, bolsa de sementes: identificação de árvores nativas, utilidade da madeira para fins rurais, receita de família, plantio e colheita de batata doce, a utilidade do leite numa propriedade rural; e ainda: observação das fases da lua para o plantio de diferentes culturas, como se prepara e coloca um cabo de enxada e qual a melhor madeira, como fazer pequenos consertos de costura, pregar botões e fazer bainha, manuseio do ferro pra confecção de ferraduras e sabão caseiro. As oficinas foram ministradas por familiares de alunos e pelo Grupo de Mulheres Rurais São Pedro, que foram à escola para levar os seus conhecimentos, seguindo o tema da Ação Conjunta: a sucessão de conhecimentos familiares.

Foi um dia gratificante de muito aprendizado, no qual todos puderam constatar que a troca de experiências, de vivências e de conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos é tão importante quanto o aprendizado formal oferecido na escola e que a sabedoria aliada ao conhecimento torna cidadãos mais preparados para a vida. Mensagem da escola: “Como galhos de uma mesma árvore, todos crescemos em direções diferentes, mas a nossa raiz continua sendo a mesma. Isso é família.”