05 OUT 2018
Vencedores do Festival da Canção ASJ visitam Rio Pardo

Alunos da Escola Municipal Antônio José de Fraga, de Portão (RS) realizaram, nesta quinta-feira, 4 de outubro, visita histórica guiada à cidade de Rio Pardo.

Os visitantes estiveram na Prefeitura Municipal, para conhecer o Prefeito Rafael Barros que expôs sobre a história do município de Rio Pardo, ressaltando a importância em conhecer sobre a história do Estado do Rio Grande do Sul e sua fundação. Na ocasião, o Prefeito, ainda disse ser muito importante a questão da educação voltada para as raízes culturais de nosso Estado.

No Gabinete do Prefeito, foi entoada, pelos visitantes a canção com a qual foram vencedores do Festival: O Canto dos Tropeiros.

Os alunos venceram o Festival da Canção ASJ: O Canto dos Tropeiros, realizado pela Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) durante os Festejos Farroupilhas 2018, no mês de setembro no Parque da Harmonia, em Porto Alegre (RS). A disputa musical contou com seis escolas da rede pública da Grande Porto Alegre. Os alunos de Portão venceram com a canção “Tropeiro da Imaginação”, que conta as desventuras de um menino que nasceu na cidade e, como dizem os próprios versos, conhece apenas tropas de carro a motor entrincheirados em um grande corredor.

Segundo o coordenador do projeto Luís Fernando Alves da Silva, a escolha do município de Rio Pardo deve-se a existência de locais históricos relevantes para a formação do povo gaúcho. “Rio Pardo foi o local onde o Hino Rio-grandense foi composto e integra inúmeros outros pontos importantes de serem visitados pelos alunos”, salientou.

A equipe foi capitaneada pela professora Jaqueline Nunes, que levou a turma até o Acampamento e tocou violão ao lado dos jovens cantores.  “A escola se sobressaiu pela profundidade da abordagem na letra”, pontuou Silva, logo após a grande final, realizada no dia 18 de setembro.

O Festival da Canção: O Canto dos Tropeiros é uma realização da Associação dos Servidores da Justiça por meio de seu Departamento de Tradições Gaúchas Morro da Tapera.