O esquema vacinal passou por mudanças e agora não tem mais a tradicional “gotinha”. A vacina da Poliomielite, tão importante para a erradicação da doença, agora será apenas na forma injetável. Dando continuidade ao processo de erradicação da Poliomielite o Mistério da Saúde, substituiu a vacina da gotinha pela injetável, com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem e o aparecimento de poliovírus derivado vacinal.
Em Rio Pardo, o novo calendário vacinal está disponível desde o dia 4 de novembro, conforme o indicado pelo Ministério da Saúde. A vacina inativada contra a Poliomielite, injetável, é a mesma utilizada para as doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses.
A situação vacinal de cada criança deve ser avaliada e atualizada considerando:
- Esquema básico de D1, D2 e D3 com a injetável, agendar um reforço aos 15 meses, sendo o intervalo entre a D3 e o reforço de 6 meses;
- As duas doses de reforço com a gotinha serão substituídas por UMA dose de reforço com a injetável aos 15 meses;
- Crianças maiores de 1 ano e 3 meses que já receberam uma dose de reforço com a gotinha, receberão uma dose de injetável com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses;
- Crianças a partir de 4 anos que já receberam o segundo reforço com a gotinha, considerar como esquema completo. Não administrar nenhuma dose.
*Todas as particularidades serão avaliadas pelos vacinadores.
**A vacina está disponível em todas as salas de vacina do Município.