27 MAR 2024
Livro conta a história de Rio Pardo de forma didática e lúdica
Unindo uma linguagem didática e lúdica, o livro Bem-vindo a Rio Pardo foi lançado nessa terça, dia 26, no Centro Regional de Cultura. O objetivo da obra é apresentar o Município, que é recheado de histórias, através de textos, ilustrações e história em quadrinhos, de forma contextualizada e criativa. Os temas são importantes, não somente para o público estudantil, mas também, para toda comunidade, já que proporcionam conhecimento e sentimento de pertencimento, valorizando assim, a cultura local.

A obra é o 16º volume da coleção Bem-Vindo a Minha Cidade, da Editora Gaúcha, que surgiu em 5 de setembro de 2015, com o intuito de criar e preservar a literatura infantojuvenil do Estado, mostrando a cultura do Rio Grande do Sul. São mais de 80 livros e mais de 100 pessoas, entre autores, ilustradores, revisores, músicos, cantores, editores, jornalistas, historiadores e demais colaboradores. O livro sobre Rio Pardo será distribuído nas escolas municipais e pode ser adquirido pelo grande público tanto pelo site da editora, quanto direto no Centro Regional de Cultura, pelo valor de R$ 56,00.

O autor de Bem-Vindo a Rio Pardo é o escritor rio-pardense Rodrigo Keller, que foi o patrono da Feira do Livro do Município em 2023. Nascido em 1976, é formado em Ciência da Computação pela Unisc e tem doutorado em Informática na Educação pela Ufrgs. Lecionou em universidades, sendo coordenador do curso de Sistemas de Informação na Ulbra e, em 2010, foi selecionado como avaliador de cursos nacionais do Ministério da Educação, tendo visitado e avaliado mais de 50 universidades em todo o Brasil.

Em 2014, pediu demissão de todas suas funções nas universidades e MEC, para abrir uma editora de livros infantis, realizando assim um sonho de  criança, pois sempre foi apaixonado por livros. Em 2023, a Editora Gaúcha completou oito anos, com mais de 80 livros publicados, todos como editor e sendo 55 destes de sua autoria.