23 MAI 2023
INÉDITO: Estudantes de Rio Pardo nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil
No último dia 18, um grupo de estudantes e professora da EMEF Antônio Olinto Meurer de Rio Pardo concluíram com sucesso a 2ª fase da 15ª ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil.
.
Esta olimpíada um projeto de extensão da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
.
Composta por seis fases classificatórias, a avaliação tem 10 questões e uma tarefa a cada fase: análise de textos, imagens, música, obras de arte, mapas e mídias sociais - tudo de forma online.
.
De acordo com a Professora de História, Dariane Labres, organizar uma Equipe pioneira municipal na cidade histórica de Rio Pardo faz parte da metodologia utilizada em aulas de História integrada com Histórica local como estratégia da valorização do conhecimento histórico científico, do ambiente escolar saudável cooperativo e do apoio socioemocional aos estudantes na sua formação como cidadãos participativos e críticos tendo o apoio da Equipe Diretiva, Pedagógica e docentes da Escola Olinto, desde o dia 22 de fevereiro, quando foi proposta.
.
A Equipe "Unidos por Histórias" tem como integrantes: Manuella Tomé (8º Ano), Lindomar Silva e Vitória Ingrich (9ºAno) e Professora Dariane Labres como orientadora, que juntos superaram os desafios para chegar a 2ª fase.
.
"Contamos com o apoio dos familiares, em especial das mães dos alunos - mulheres trabalhadoras que inspiram seus filhos e filhas a fazerem acontecer um outro mundo melhor a partir da comunidade escolar do Bairro Pinheiros", comenta a Professora Dariane.
Autor: Viviana Lopes