11 JUL 2022
SAÚDE
Dia Municipal dos Agentes Comunitários e de Endemias é comemorado neste domingo, 10
Para marcar a data, uma tarde especial foi realizada no última sexta-feira, 8, com o objetivo de homenagear e reconhecer o trabalho dos 52 Agentes Comunitários de Saúde e dos quatro Agentes de Endemias que desempenham um importante papel entre a comunidade e o sistema de saúde e, na fiscalização e conscientização das famílias do município quanto a prevenção das doenças endêmicas.

A atividade promovida pela Secretaria de Saúde rendeu homenagens, confraternização, dinâmicas com a terapeuta holística, Luciane Varreira e momento de reflexão sobre a importância do trabalho que desempenham. O prefeito Rogério Monteiro acompanhado das secretárias da Saúde, Francele Frantz de Oliveira e de Governança, Márcia da Rocha Brum, prestigiou o evento levando todo o seu reconhecimento pela atuação incansável de porta em porta dos agentes, definindo-os como um elo entre o poder público e a comunidade, pois “conhecem de perto toda a realidade das famílias, fato que proporciona melhorias nos serviços de saúde”, acrescentou.

Nova remuneração

Durante sua explanação, o prefeito anunciou o aumento da remuneração dos agentes, determinado pelo Ministério da Saúde. De acordo com essa determinação, o piso salarial dos agentes que era de R$ 1.550,00 passou para R$ 2.424,00, conforme as Portarias do Ministério de Saúde, nº 2.119, das Agentes Comunitárias de Saúde e a nº 1.971 das Agentes de Endemias, ambas de 30 de junho de 2022. Essas Portarias são baseadas na Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022.

De acordo com o setor de Contabilidade, os valores poderão ser creditados na folha de remuneração a partir de agosto, junto com o valor do novo piso salarial e mais o retroativo de maio e junho, totalizando uma diferença de R$ 1.748,00 brutos, referentes aos dois meses.
A secretária de Saúde, Francele Frantz Dias de Oliveira, irá informar ao setor de Recursos Humanos para que sejam aplicados o aumento e o valor retroativo já na próxima folha de pagamento.

Texto: Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes - MTB 10.031
Fotos: Assessoria de Comunicação - Pedro Ferreira