09 JUL 2022
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Caso de Rio Pardo é exemplo durante Seminário do Ministério Público do Trabalho
O caso ocorrido em 2014, em Rio Pardo e que rendeu bastante repercussão serviu de exemplo durante painel do Seminário Intermunicipal de Capacitação da Rede de Atendimento a Pessoas Submetidas a Trabalho Escravo e Vítimas de Tráfico de Pessoas. A informação é da secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Sônia da Cruz, que junto às técnicas do CREAS e do Conselho Tutelar participou do evento promovido pelo no Ministério Público do Trabalho, no último dia 7, em Porto Alegre.

Segundo a secretária Sônia, o fato ocorrido no município foi apresentado como um caso exemplar devido ao sucesso das diligências, sendo que a situação foi resolvida com a retirada da vítima da propriedade onde foi mantida em situação análoga à escravidão e que culminou, também, em indenização. “Mais de 40 cidades estiveram presentes ao evento que foi muito esclarecedor no sentido de como denunciar, fiscalizar e identificar a situação e resolver o problema, desde os pagamentos e indenizações que se fizerem necessário” comentou.

O Seminário foi apresentado pelos Auditores e Fiscais do Trabalho em três painéis: Trabalho Escravo, Questão Migratória e Abordagem de iniciativas e referências técnicas.

Texto: Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes

Foto: Arquivo da Secretaria de Assistência Social