Sabe daquele dito popular, depois da tempestade vem o arco-íris?
A pandemia, que vem sendo uma tempestade, vai passar e o arco-íris virá. É assim que o Governo Municipal quer tratar o programa para a terceira idade.
As cores do arco-íris:

– Amor – Saúde

– Liberdade – Prevenção

– Felicidade – Nutrição

– Esperança – Movimento

– Harmonia – Lazer

– Gratidão – Bem estar

– Qualidade de vida
O Arco-íris é um fenômeno natural que simboliza renovação e esperança. Assim como o Arco-íris aparece após uma tempestade, estamos lançando um programa de Atividades Físicas para a 3ª Idade que foi tão afetada com o isolamento social e a privação de atividades do cotidiano. A Prefeitura de Rio Pardo através da Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde e Gabinete da 1ª Dama, lança o Programa Arco-Íris – Uma feliz idade para se viver.
Rio Pardo é o sétimo município no Estado com mais de 20 mil habitantes com maior percentual de idosos – 60 anos ou mais –, de acordo com a estimativa populacional de 2019.
A comunidade científica aponta que, quanto mais ativo se torna um indivíduo, mais benefícios e segurança ele terá na execução de suas atividades diárias a exemplo: levantar-se, vestir-se, tomar banho, sentar ou caminhar. Através de atividades que buscam movimentar o corpo os exercícios podem restaurar e preservar a força na terceira idade, contribuindo dessa forma com sua mobilidade nas tarefas diárias.
O lançamento oficial do programa será no dia 16 de agosto e as comunidades atendidas no primeiro momento serão Bairro Boa Vista, Jardim Boa Vista, Higino Leitão/Vila Nova, Guerino, Ramiz Galvão e Albardão.
O Programa será destinado a pessoas idosas (acima de 60 anos) de ambos os sexos. Após o preenchimento do número total das vagas , serão destinados as pessoas com comorbidades devidamente encaminhadas por atestado médico. Interessados nas vagas devem entrar em contato com a Secretaria no telefone 3731-1225.
As aulas serão ministradas pela Educadora Física do quadro, Fernanda Abreu, formada pela UFSM em 2004 e pós-graduada em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, sob o CREF-RS 14270.
O programa seguirá todos os protocolos sanitários da pandemia do coronavírus. Não deixe de participar, se inscreva!