27 MAI 2021
SALA AÇORIANA: A HISTÓRIA DE VOLTA PARA A COMUNIDADE

A Prefeitura Municipal de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, realizou na última quinta - feira, dia 20.05.21, a reabertura da Sala Açoriana do município. Segundo o Secretário de Turismo Tiago Mello "temos essa importante missão pela frente, recuperarmos o tempo perdido e resgatarmos o sentimento de pertencimento para com a preservação patrimonial, a Cultura e o Turismo na cidade".

A Sala Açoriana de Rio Pardo foi inaugurada a 30 anos atrás e desde janeiro deste ano, está sob responsabilidade de Flávio Wunderlich, que estreitou o contato com o Instituto Cultural Português e a partir dai começou o projeto de reativação.

Durante a XIX Semana Nacional dos Museus, estando a Sala Açoriana junto ao acervo do Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, atualmente expostos no Centro Regional de Cultura, aconteceu esse importante ato de recomeço para a cultura rio-pardense.

Estiveram presentes vários representantes da cultura luso-açoriana do RS, dentre eles destacamos: Presidente do Instituto Cultural Português, Sr. Antônio Soares (Fundador do Instituto em 1978 e de todas as Salas açorianas do Estado a partir de 1991), a Diretora Cultural do Inst. Cultural Português, Sra. Santa Inéze, a Coordenadora estadual das salas açorianas, Sra. Luciana Nedel ( Sala de Triunfo) que vem realizando um belo projeto de aproximação das Salas do RS e ajudando na qualificação das mesmas, através do projeto "Tecendo Raízes". Contando com apoio do executivo municipal, na pessoa do vice-prefeito Rogério Monteiro, primeira dama, Sra. Marcia R. Brum, Secretária da Assistência Social, Sra. Sônia Cruz, associações municipais ligadas a gastronomia, dança e artesanato típico luso açoriano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024