28 ABR 2021
ESCLARECIMENTOS – 2ª DOSE VACINA CONTRA A COVID-19

Por conta das dúvidas da comunidade de Rio Pardo, a respeito da 2ª dose da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde informa:

As vacinas são utilizadas conforme orientação da Comissão Intergestora Bipartite, CIB, da Secretaria Estadual de Saúde. Que define todos os passos que cada município deve dar com a vacinação.

A orientação da CIB era por não guardar doses. As vacinas ficam agendadas com intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde e laboratório produtor.

O problema de falta da vacina CoronaVac, do laboratório Butantan, para a 2ª dose não é um problema só do município de Rio Pardo, a distribuição está em atraso para todo o país.

Muitas pessoas não estão conseguindo fazer a segunda dose, conforme a data agendada, por estar doente pela Covid, devendo fazer intervalo de 28 dias após a data do exame positivo. Essas também não vão perder a sua dose.

O atraso (em dias) para receber a 2ª dose não perde a eficácia da 1ª, não há com o que a comunidade se preocupar, apenas aguardar junto com a Secretaria Municipal da Saúde, nova remessa de vacinas.