20 ABR 2021
VISITANDO RIO PARDO | Centro Regional de Cultura

Rio Pardo é uma cidade histórica com muitos lugares de lazer e cultura. Turistas vêm de outros estados e países para saber mais sobre essa riqueza de patrimônios que temos: ambiental/natural, religioso, cultural, artístico. Nesse sentido, a Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer realiza parcerias com demais espaços culturais da cidade nessa divulgação, cedendo também funcionários(as) que prestam relevantes serviços para a cultura local e regional. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre um dos maiores patrimônios edificados do Rio Grande do Sul.

Centro Regional de Cultura Rio Pardo

- Fundação: a administração das atividades na categoria OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público foi fundada em 2005, sob denominação Centro Regional de Cultura Rio Pardo, por meio de integrantes da UNEAMA (União dos ex-Alunos Amigos do Auxiliadora).

- Restauração: por ser a Antiga Escola Militar, seu restauro foi solicitado com tratativas e projetos a partir de 1991, através da ação da UNEAMA. Patrocínio obtido através da Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Rio Grande do Sul, que autorizou impostos da Empresa Alberto Pasqualini - REFAP S/A a serem utilizados para fins de restauro, realizado entre 2002 a 2005.

Fatos históricos:

- Visita do Marechal Gastão de Orleans, o Conde d' Eu, para presidir manobras militares como comandante da Artilharia (1865). Voltando no ano de 1884 a serviço do Governo Imperial com o objetivo de se ver as condições mais convenientes para o estabelecimento de uma escola táctica e de tiro, e indicando a localidade em que possa ser estabelecida.

- Prédio denominado Escola Militar do Rio Grande do Sul, no final do século XIX até início do século XX, onde ex-alunos se destacaram no cenário nacional, como Getúlio Dornelles Vargas, gaúcho eleito Presidente do Brasil.

- Em fevereiro de 2005 o Centro Regional de Cultura recebe a visita do General do Exército Renato César Tibau da Costa, comandante militar do Sul, tendo como objetivo a implantação do Memorial do Exército.

- Outras referências: Igreja Bom Senhor Jesus dos Passos localiza-se ao lado. Da Irmandade desta Igreja foi realizada a doação do terreno onde se inicialmente se pretendia construir uma Casa de Caridade ou Santa Casa.

- Utilização histórica: Em 1930 o prédio, desocupado, foi vendido para a Sociedade Educação e Caridade e nele instalado o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (escola de formação de jovens com orientação cristã) que, decorridos 35 anos (1965), transferiu-se para novas instalações, ao fundo. Em 1974, com a finalidade de abrigar um Centro Comunitário de atividades culturais, o prédio é doado pela Sociedade Educação e Caridade para o Estado do Rio Grande do Sul, condicionando-se a sua reforma e manutenção.

- Tombamento: em 1983, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE

- Arquitetura: estilo neoclássico, o projeto original foi elaborado por Johann Martin Buff, o mesmo engenheiro que desenhou em 1829 a primeira planta da Vila de Rio Pardo.

- Objetivos e atividades atuais: fomentar e dialogar sobre a diversidade cultural, assim como preservar e valorizar a cultura e história do município, além de disponibilizar para moradores da cidade e região atividades e ações através de mostras, oficinas e orientação educativa. Há salas de multiuso, podendo ser utilizadas por empresas, escolas e toda a comunidade, para cursos, palestras e encontros. Abriga o Memorial do Exército, uma exposição permanente sobre a história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a Biblioteca Municipal, o Conservatório de Música, Sala do Museu Histórico Municipal Barão de Santo Ângelo, teatro, dança, artesanato, sala de cursos e Exposições.

- Patrimônio destaque do Rio Grande do Sul: atualmente, é considerado um dos prédios mais importantes do Estado, memória da história gaúcha, e que une cultura e entretenimento.

- Ponto de Cultura na Rede de Cultura RS, desde 2013, integrando a Rede de Cultura do Ministério da Cultura, regulamentada na Lei nº 13.018/2014 da Política Nacional de Cultura Viva. Atualmente é um espaço de fomento à diversidade cultural, preservando e valorizando a cultura do município de Rio Pardo e região.

📍Endereço: Rua Andrade Neves, 679 – Centro Histórico

Monitoria: Orientação educativa (explicações sobre o Centro Regional de Cultura com visita) pode ser solicitada diretamente no local.

Taxa de manutenção: R$2,00 por pessoa.

IMPORTANTE: visitações ainda não estão permitidas em razão dos decretos/pandemia; apenas trabalho interno em escala de percentual reduzido da Equipe.

Fotos: Igor Flamel - Imprensa da Prefeitura Municipal.