30 JUL 2020
Agosto Dourado: incentivo ao aleitamento materno

A Prefeitura de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 03 e 07 de agosto a semana de incentivo ao aleitamento materno, exclusivamente nas redes sociais da administração municipal. A proposta da comemoração do Agosto Dourado 2020 será reacender, fortalecer e incentivar cada vez mais o aleitamento materno na nossa comunidade, através da divulgação, ao longo da semana, de informações sobre saúde e cuidado mamãe-bebê nesta fase tão importante das suas vidas.
Inicialmente, pensou-se em um dia para celebrar a data, depois passou a ser uma semana dedicada para o tema — a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre de 1 a 7 de agosto em vários países. A ideia é a mesma do Outubro Rosa e do Novembro Azul, ou seja, um movimento para alertar a população sobre um tema de extrema importância, mobilizando, para isso, sociedade, órgãos públicos e privados e instituições de saúde. O Agosto Dourado foi criado para conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.
Movimentos como o Agosto Dourado existem para alertar a população de que esse é um ato natural e de muito amor. A mãe está alimentando seu filho, protegendo-o de doenças e também dando carinho. Assim, não deve haver nenhuma censura com essa questão. O objetivo da campanha é, portanto, viabilizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, é necessário que, a cada ano, mais pessoas e entidades passem a divulgar essa causa.
A programação do Agosto Dourado no município foi organizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde, engajados com a causa. As enfermeiras Carmem Célia Lima da Silva e Sabrina de Sales Muller, a nutricionista Sinara Lemes Preuss, a psicóloga Stela-Maris do Nascimento e o cirurgião-dentista Rafael S. Azambuja prepararam o material que irá ao ar durante toda semana na página da Facebook da Prefeitura Municipal e em seu Instagram. Segundo a equipe, crianças e jovens que foram amamentados quando bebês têm menos chances de apresentarem obesidade. Estão também mais protegidos contra problemas respiratórios e alergias. Para as mães, a amamentação, além de aumentar o vínculo com a criança, ajuda a perder peso após o parto e ainda protege contra o câncer de mama e de ovário.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo
Das 08:00hs às 12:00hs - 13:00h às 17:00h