27 JUL 2020
Equipe de saúde recebe esclarecimentos sobre testagens

O médico infectologista e coordenador geral da pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (UNISC), Marcelo Carneiro, reuniu-se com a equipe de saúde de Rio Pardo na tarde desta sexta-feira (24). O encontro contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Volnei Jost, e da Prefeita Rosane Rocha e teve como objetivo principal o esclarecimento sobre o processo das testagens.
A pesquisa iniciará 01 e 02 de agosto no município e será feita por amostragem em forma de sorteio residencial prévio, em zona urbana e rural e os grupos analisados serão escolhidos por mapeamento totalmente aleatório. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana. Ao final de todas as etapas, deverão ser aplicados cerca de mil testes rápidos em Rio Pardo, cerca de 226 já no primeiro final de semana. O exame será feito através de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já está tudo organizado para o processo. Ao todo, 13 profissionais vão atuar na realização dos testes rápidos – que serão feitos em domicílios e estabelecimentos definidos pelo sorteio, em quatro fins de semana. O estudo ocorrerá de forma simultânea em todos os municípios do Vale do Rio Pardo. Na sexta-feira que antecede o início do trabalho, a equipe selecionada terá a última etapa da capacitação, onde todos os envolvidos também passarão por testagem. “Esta é uma informação muito importante e também para que a comunidade fique tranquila. Todos os profissionais envolvidos com a pesquisa, passarão por testagem prévia para verificação de contágio do Covid-19”, afirmou Carneiro.
Serão divulgados relatórios parciais ao final de cada etapa e um relatório completo ao final do estudo.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo
Das 08:00hs às 12:00hs - 13:00h às 17:00h