30 JUN 2020
Município recebe verba para auxílio a famílias rurais atingidas pela estiagem

A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Rio Pardo, através de verba solicitada junto ao Governo Federal, por meio da Defesa Civil do Município, fará distribuição de cestas básicas e água para famílias rurais, cuja situação econômica foi afetada pela estiagem do primeiro semestre, e agravada pela pandemia. O valor do recurso totaliza R$ 110.500,00; destes, R$ 62.500,00 serão destinados à aquisição de cestas básicas e R$ 48.000,00 para locação de caminhões-pipa, que irão até o Interior com intuito de encher poços e açudes.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Tenente Coronel Jorge Halem Fernandes Menezes, em reunião com a Prefeita Rosane Rocha e o Secretário da pasta, Roger Machado, declarou que “a expectativa até janeiro não é animadora, visto que não haverá a quantidade de chuva necessária para repor os recursos hídricos e as perdas ocasionadas no campo; por este motivo, os municípios devem se preparar para os próximos meses”. Previamente, ele esteve em videoconferência com equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), onde estas importantes estimativas sobre a previsão do tempo foram repassadas.

Mesmo com as precipitações ocasionais, a seca que afeta o Rio Grande do Sul é a mais severa desde a safra 2012/13, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. Sendo a economia de Rio Pardo majoritariamente primária, muitas pessoas que sobrevivem da agricultura familiar estão passando por dificuldades de acesso às necessidades básicas, tornando o auxílio a este grupo a maior demanda neste momento. Diante desta realidade, a Prefeita Rosane Rocha ressalta que seguirá com tratativas para auxiliar todas estas famílias. “Continuaremos buscando incansavelmente minimizar a situação em que se encontram nossos agricultores, devido à estiagem que atingiu nossa cidade. E com esta estimativa de pouca chuva nos meses seguintes, o trabalho em prol destas pessoas não pode parar, precisamos estar prevenidos”, conclui.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo