08 JUN 2020
Município segue normativa do Estado para funcionamento do comércio

A Prefeitura de Rio Pardo, através do Decreto 041 de 05 de junho, segue em concomitância com as prerrogativas estaduais perante as normas de ações de prevenção ao Coronavírus. Seguindo as instruções da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, divulgadas no dia 1º deste mês através da portaria que institui o protocolo de funcionamento a ser observado pelos estabelecimentos comerciais de rua em geral, o município acolhe, em especial, o Modelo de Distanciamento Controlado.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Saúde, a principal mudança a partir de agora está na reabertura dos provadores de roupas nos estabelecimentos. Para tanto, as normas de higienização, controle de acesso, disponibilidade de álcool gel e o uso de máscaras devem ser rigorosamente seguidas. Dentre as orientações, um destaque para as peças que entrem em contato direto com o rosto, como camisetas e blusas, que devem ser proibidas. Aos lojistas fica, em especial, a orientação para o uso de álcool gel nas mãos por parte dos clientes e funcionários, o distanciamento social e a higienização das roupas após a prova ou devolução pelos clientes. Importante também, que o comércio evite ações promocionais que promovam a aglomeração em seus estabelecimentos.

As exigências sanitárias da Portaria Estadual, seguida pelo município em relação aos bares, restaurantes e padarias permanecem inalteradas. Estes deverão respeitar o distanciamento social, manter o recinto ventilado, oferecer o serviço a la carte e manter a higienização contínua de todos os ambientes e objetos de uso comum, tais como máquinas de cartões, mesas e maçanetas.

A Secretária Municipal de Administração, Patrícia Fontoura, orienta para que o comércio local esteja sempre atento para a Bandeira Final estabelecida para a região (R28) semanalmente. Desta forma, poderá tomar as providências necessárias para o cumprimento das atividades de trabalho dentro das normas estabelecidas pelo Estado.

Rio Pardo inicia semana com classificação laranja

Com a atualização ocorrida nesta segunda-feira (08), a nova versão do mapa do Rio Grande do Sul, Rio Pardo encontra-se na classificação de bandeira laranja, de risco médio dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo Estadual. Mesmo com apenas 5 casos confirmados no município, a elevação deve-se ao aumento de casos nas cidades próximas. Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, o significativo número de internações, como o caso de Venâncio Aires que manteve seus leitos de UTI ocupados durante a última semana, deu margem para esta progressão. Em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais cinco casos de Covid-19 nesta segunda-feira, 8. Com isso, o total de testes positivos para a doença entre moradores da cidade é de 109.

Rio Pardo faz parte da região classificada como R28, que compreende as cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Bandeiras e protocolos

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024