22 MAI 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO

O município de Rio Pardo, através da Defesa Civil Municipal vem buscando incansavelmente angariar recursos para minimizar a situação em que se encontram nossos agricultores devido a estiagem que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses.

Em janeiro de 2020 tivemos um decreto de situação de emergência homologado pelo Governo Federal, desde então estamos buscando atender famílias do meio rural de todas as formas possíveis.

No início do mês de maio, cadastramos através da Central de Projetos do Município, com dados levantados pela Defesa Civil Municipal o valor de R$ 516.200,00 para a compra de cestas básicas, aluguel de retroescavadeiras e caminhão pipa. Este recurso atenderia 2.500 famílias da nossa área rural.

Tivemos a solicitação de recursos homologada e publicada no último dia 18 de maio, no entanto o que nos espantou foi o valor aprovado, sendo este de R$ 110.500,00. Não foi aprovado a contratação de retroescavadeira para a abertura de poços e/ou açudes.

Muito nos espanta a situação encontrada nas redes sociais, onde é colocado imediatamente após a publicação da portaria, várias postagens realizadas por políticos do município de Rio Pardo, glorificando-se por terem conseguido o recurso junto ao Governo Federal.

A Prefeitura de Rio Pardo realizou um trabalho técnico para apresentar a sua proposta, sem solicitar auxílio politico de terceiros. Com o valor recebido, o município conseguirá atender no máximo 1000 famílias, das 2500 que deveria contemplar.

O município ressalta que seguirá buscando atender o máximo de famílias e fará com este recurso o melhor para a nossa comunidade.

Das 08:00hs às 11:30hs - 13:00h às 17:00h