19 JUN 2019
EDUCAÇÃO
2º DIA D E 2°ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO TERRITÓRIO MUNICIPAL

Ocorreu na segunda-feira (17), na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Pardo, o 2º Dia "D", onde foi promovido o 2° Encontro de Formação Continuada do Currículo Referência do Território Municipal, para os Professores da Rede Municipal de Ensino de Rio Pardo.

Durante a manhã, participaram do encontro os professores e equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Fundamental, anos iniciais e finais. Durante o turno da tarde os trabalhos com o Ensino Fundamental foram desenvolvidos em regime de colaboração no Instituto Estadual Ernesto Alves, integrando as Redes Municipal e Estadual de ensino com a participação de aproximadamente 360 professores, que se reuniram por componente curricular, com o propósito de discutir e iniciar a construção do Currículo Referência do Território Municipal, a partir do estudo do Referencial Curricular Gaúcho. As Escolas Municipais de Educação Infantil reuniram-se no Centro Regional de Cultura, EMEI Boa Vista e EMEI Tio Patinhas, durante os turnos da manhã e tarde.

O principal objetivo deste dia “D” foi promover uma ampla discussão em torno da estrutura e das competências da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho, envolvendo secretarias de educação, escolas e comunidade escolar, por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas. O “Dia D” tem um caráter formativo sobre o documento e, ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a construção dos documentos Municipais Curriculares.

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua Coordenação Pedagógica e equipe de Supervisores, juntamente com a Equipe Municipal de Formação (representantes das redes municipal e estadual) e o Grupo de Sistematização (supervisores e diretores das redes), organizaram e promoveram este Encontro de Formação Continuada com o propósito de mobilizar os professores das redes municipal e estadual de ensino para uma maior reflexão e momento de estudo quanto à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).