03 MAI 2019
LENDO E TECENDO O MUNDO
Foto Noticia Principal Grande
Atividade realizada com o 4º e 5º ano, da pro Rosângela Zambarda, da Emef Borges Sobrinho

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio Pardo, no ano de 2019, foram contempladas com o Projeto de Leitura Lendo e Tecendo o Mundo, promovido pela Secretaria Municipal der Educação (SME) em parceria com o autor Pablo Morenno que é licenciado em Filosofia e bacharel em Direito, é escritor e editor de literatura para crianças e jovens, escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores. O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017. Mora em Passo Fundo-RS.

O Projeto iniciou-se em fevereiro quando o referido autor realizou uma palestra motivacional com todos os profissionais de educação da Rede Municipal, ele apresentou os livros e forneceu dicas de como poderiam ser trabalhados os livros com os alunos nas escolas.

Na sequência, todas as escolas receberam os livros do autor, adquiridos pela SME, os professores escolheram qual obra cada turma trabalharia. Esse Projeto está sendo desenvolvido em todas as turmas de pré-escola ao 9º ano nas Escolas de Ensino Fundamental e nas pré-escolas das Escolas de Educação Infantil.

A Secretária Michelle Borges Zawadski ressalta que está muito feliz pela SME poder proporcionar esse Projeto a todas as escolas, visto que a leitura é uma fonte de inspiração, de conhecimento, de criação e de transformação, principalmente se aliada à Educação.

No início do mês de abril, o autor Pablo Morenno enviou, através do whats App, para todos os alunos e professores, um desafio, tarefas para serem realizadas conforme o livro que estão lendo.

Esses desafios contemplam interdisciplinaridade, intertextualidade, produção de texto de diferentes gêneros, contextualização temporal e espacial, autoconhecimento, sustentabilidade, análise da realidade, valores humanos e morais, dentre muitos outros temas.

O Projeto consiste ainda em uma visita do autor às escolas para os alunos apresentarem as atividades realizadas e outra visita na Feira Municipal do Livro que será realizada de 15 a 19 de julho de 2019. Serão duas oportunidades para os alunos e professores conversarem e trocarem idéias com o autor.

A coordenadora do Projeto, na SME, professora Márcia Valéria declarou “é uma satisfação ver o trabalho realizado nas escolas, muitos alunos e, até mesmo, professores estão participando pela primeira vez de um Projeto de Leitura em que o próprio autor lança desafios, levantando algumas possibilidades de leitura, às vezes, não percebidas em sala de aula, e também a possibilidade de tirar dúvidas, de fazer perguntas para o autor sobre a obra lida, tenho certeza que para muitos será uma experiência marcante.

A professora Vanusa Silveira trabalhou com os alunos do 4º ano, da EMEF Olavo Bilac, a obra Minha avó tecia o mundo, e fez com eles uma reflexão sobre a importância das avós na vida deles, que muitos só dão importância quando as perdem. “No dia que algumas avós foram na escola foi uma manhã muito proveitosa, os alunos nem piscavam, atentos aos relatos de vida que as avós falavam”- diz a prof. Vanusa, no mesmo dia as avós levaram alguns objetos delas do tempo de criança para mostrarem aos alunos.

A professora Juliana Zambarda, da EMEF João Maria Corrêa, está muito feliz com o envolvimento dos alunos no Projeto: “eles têm se envolvido em todas as atividades propostas com muito entusiasmo e paixão pela leitura dos livros”. Juliana acrescenta “esse engajamento no projeto tem sido uma fonte de inspiração para que possamos cada vez mais acreditar na transformação social e humana trilhando o caminho da leitura, esta preciosa fonte de conhecimento e lazer que nos melhora em todos os sentidos, enaltecedores de valor de cada ser como protagonistas de sua história de vida”. Na EMEF João Maria, o Projeto está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar em Artes, Português e Inglês.