03 ABR 2018
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
REGISTRO NO CADASTRO ÚNICO PODE ISENTAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2018

Período para solicitação de isenção é de 2 a 11 de abril e ocorrerá antes do prazo de inscrição para as provas

Pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal interessadas em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem pedir isenção da taxa de inscrição.

De acordo com o Edital do exame, lançado em 21 de março de 2018, a data para requerer a isenção é separada do período de inscrição para as provas. Assim, o estudante deve acessar o sistema de Solicitação de Isenção do Enem no período de 2 a 11 de abril para informar seus dados.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição qualquer cidadão que atender a um dos seguintes requisitos:

• Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Não é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Só é necessário se cadastrar se a pessoa não se enquadrar em nenhum dos requisitos acima e pertencer a família com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos. Nesse caso, a pessoa deve fornecer o Número de Identificação Social (NIS) no sistema de isenção do Enem.

A aprovação da solicitação de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem 2018. Após obter a isenção, é necessário ainda acessar o sistema de inscrição, na página http://enem.inep.gov.br/participante, conforme o seguinte cronograma:

Solicitação de Isenção       2/4/2018 a 11/4/2018

Justificativa de Ausência Enem 2017     2/4/2018 a 11/4/2018

Período de Recursos         23/4/2018 a 29/4/2018

Inscrições     7/5/2018 a 18/5/2018

Mais informações podem ser obtidas no portal do Enem: https://enem.inep.gov.br/.