03 AGO 2018
SAÚDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA DIA 06 DE AGOSTO A VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, e, a meta é imunizar 95 % de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças.

Nesta semana reuniram-se, no Centro Regional de Cultura, o Secretário de Saúde, Augusto Pellegrini, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, agentes comunitários de saúde, representantes do Rotary, responsáveis pelo PIM, funcionários da área da Educação e Escoteiros.

O intuito do encontro foi mobilizar as diversas entidades presentes, sobre a necessidade de realizar a vacinação contra pólio e sarampo, no maior número de crianças dentro do município. Para tanto, o Secretário de Saúde optou por ressaltar, para as diversas entidades, que somente com uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde, o trabalho de conscientização da necessidade destas vacinas teria um efetivo resultado.

Na ocasião foi colocado ainda que, o Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas. Já no dia 25 de agosto, também em um sábado, o Posto Central e uma Unidade Móvel, estarão realizando a vacinação.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em todas as unidades de saúde do município. As unidades de saúde do interior do município terão em breve calendário divulgado.

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses, 29 dias).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.