IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Pontos Turísticos
Sobre o local

Igreja São Francisco de Assis e Museu de Arte Sacra

Uma dos mais belos templos dedicados a São Francisco de Assis no Brasil, possui um conjunto artístico único e abriga em seu anexo o 1º Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Sul.

Fundação: Ordem Terceira de São Francisco
Construção: século XVIII (aprox. 1785; inauguração: aprox. 1812)
Acervo:
- conjunto de imagens barrocas do século XVII, em tamanho natural e madeira policromada, representando Jesus Cristo na Via Sacra;
- imagem de São Francisco de Assis com os Estigmas (Êxtase de São Francisco) no altar principal;
- altar com conjunto de imagens de Nª Srª da Boa Morte (tamanho natural) e Nª Srª da Assunção(também conhecida como Nª Srª da Glória)

Museu de Arte Sacra: fundado pelo rio-pardense Biágio Soares Tarantino em 1975, conta com peças missioneiras, estátuas, missais e bíblias locais e uma série de objetos  religiosos de época.

Fatos históricos:
- 19 de janeiro de 1846 os irmãos da Ordem 3ª estavam cheios de orgulho pela chegada de D. Pedro II e Dona Teresa Cristina à Rio Pardo, os quais receberiam com um hino de Ação de Graças, revelando a importância da Ordem na cidade;

- em 1867, o Barão Homem de Melo passou por Rio Pardo e fez referências às imagens existentes na Igreja de São Francisco, que segundo o viajante, só haveriam iguais na Igreja de Matozinho, em Congonhas do Campo.

Mistérios e Lendas:
- Lenda da Noiva: vestidos de noiva doados para a imagem de Nª Srª da Boa Morte
- Lápide na entrada principal: provedor Felisberto Pinto Bandeira
- Arquitetura e altares de Nossa Senhora
- Cemitério atrás da Igreja, com dois únicos túmulos históricos remanescentes
- Porão com aberturas de ventilação ao estilo “olho de boi”. O folclore local supostamente atribui a este porão um dos acessos ao pretenso túnel secreto de Rio Pardo.

-          Endereço: Rua São Francisco,  277 – Centro Histórico
-          Horário: TERÇAS A SÁBADOS: das 08h(abertura) às 12h(fechamento)
-          Visita Mediada: Profª Antonia Elizabete (Profª Beta)
-    Ponto de lazer/referência: Praça Dr. Pedro Alexandrino de Borba (conhecida pelos moradores como Praça da Caixa d’Água); Hotel Recanto do Imperador localiza-se ao lado

Taxa de manutenção para Zeladoria: R$2,00 por pessoa
ENTRADA NA IGREJA PARA ORAÇÃO É GRATUITA.