Igreja “Matriz” Nossa Senhora do Rosário
Um monumento à fé dos colonizadores luso-açorianos, templo católico de reverência e de riqueza artística em seus altares, imagens e pinturas sacras. Essa Igreja tornou-se, assim, patrimônio tombado pelo Município de Rio Pardo e pelo Estado do Rio Grande do Sul. A “Matriz”, como é conhecida pelos rio-pardenses, também têm na Praça em frente um espaço de lazer, e é considerada cenário de grandes eventos culturais e religiosos.
Fundação: entre 1774 e 1769, sem consenso documental até o momento
Inauguração: 1779, mas com nave principal concluída em 1801
Construção: século XVIII (aprox. 1774, mas com projeto de engenharia oficial de 1791, finalização em 1885 e remodelações e reformas até década de 1940)
Proprietário Atual: Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul
Tombamento Municipal: Termo de Tombamento n° 01, com base na Lei Municipal 09 de 26 de maio de 1980
Tombamento Estadual: 22 de julho de 2010, conforme Diário Oficial, pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul - Portaria: 21/2010/SEDAC
Acervo e detalhes da arquitetura:
- altar-mor e seis retábulos originais agregados
- imagens religiosas: Nossa Senhora do Rosário, principal; Nossa Senhora Das Dores; Santa Bárbara; São Benedito, da Irmandade dos Homens Pretos; Espírito Santo; Nossa Senhora da Conceição; Santa Maria; São Francisco de Paula; São Miguel e Santo Antônio, em estilo barroco tardio
- pinturas murais internas por especialistas italianos, possivelmente na técnica de (a)fresco, realizadas no século XIX
- forro em madeira policromada com destaque para as imagens dos Quatro Evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João, e de Maria e Jesus Cristo.
- imagem articulada. em cedro policromado, do Senhor Morto – Jesus Cristo na Cruz, de meados do século XIX
- mausoléu do Barão do Triunfo(monumento funerário onde esteve sepultado o General Andrade Neves, nobre militar rio-pardense do século XIX)
- batistério: espaço específico para a pia batismal antiga
- balcões de ferro para se instalarem pessoas mais importantes social e politicamente da cidade
Eventos, tradição popular e curiosidades:
- Procissão e Visitação da imagem do Senhor Morto
- Teatro da paixão de Cristo
- Conforme encontramos no livro “História, Recordações e Lendas'', de Marina de Quadros Rezende, “a nova Igreja Matriz foi construída com paredes de pedra e grosso madeiramento de lei. Foi ricamente ornamentada com ajuda de herança em dinheiro e jóias... no centro havia um lustre com muitos pingentes de cristais que oferecia aspecto deslumbrante em festas religiosas. O lustre caiu e foi reconstruído, mas não ficou como era e com arrumações foi prejudicado e quebrou-se.”
- Retábulo (do espanhol retablo) é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo. No uso popular, podem ser até mesmo tratados como se fossem altares.
Espaço de lazer e referência social:
- Praça Protásio Antônio Alves, ou Praça da Matriz, é uma das mais conhecidas da cidade. Pela sua localização, infra-estrutura e arborização atrai diversos visitantes, é um ponto de lazer, festas, religiosidade.
- Solar do Visconde de São Gabriel - militar João de Deus Men(n)a Barreto -, onde atualmente está instalado o Instituto Medianeira (popularmente Casa da Criança), entidade privada religiosa católica, com fins de amparo socioeducacionais às crianças , com apoio do poder público municipal.
Endereço:
- Rua Júlio de Castilhos (Rua da Ladeira), s/nº – Centro Histórico