Principal   Turismo

IGREJA SENHOR DOS PASSOS

Nos fins do século XVIII, em torno de 1797, os “Irmãos confrades do Senhor dos Passos da Freguesia de Nossa Senhora dos Passos do Rosário do Rio Pardo”, em petição, diziam que se tornava necessário mudarem a imagem do mesmo “Divino Senhor” para uma casa da mesma Confraria, pois se achava a Matriz em obra, onde a imagem estava colocada debaixo de uma das torres, não sendo lugar digno para a mesma. Tempos depois foi concedida a licença para a construção.

O atual templo do Senhor dos Passos teve sua construção iniciada em 22 de setembro de 1815.

Já em 22 de outubro de 1846, o Provedor e, oficiais da Irmandade, dirigiam-se através de um requerimento ao vice-presidente da Província, Coronel Patrício Correa da Câmara, solicitando recursos para concluir a troca do forro, o governo atendeu parcialmente ao pedido, sendo que o Irmão Benfeitor, Visconde de São Gabriel fez boas doações, conseguindo-se desta forma salvar o templo.

No portal da Igreja dos Passos acha-se enterrado o 1º Visconde de Pelotas, Patrício José Correa da Camara, que faleceu em 1827 em Rio Pardo, onde fora comandante da Fronteira por mais de meio século.