O prefeito Rogério Monteiro assinou na manhã desta terça-feira, dia 25, o decreto 013/2025, que declara situação de emergência em todo o território do Município de Rio Pardo em face da estiagem. A decisão foi tomada levando em consideração que Rio Pardo vem passando por um longo período de seca, que iniciou ainda em 1º de novembro de 2024. Neste período o Município registrou apenas 71,21 milímetros de chuva, contra a média de 146 milímetros para o mesmo período em 30 anos.
Em decorrência desta situação de anormalidade, houveram prejuízos econômicos nos setores da agricultura, pecuária, olericultura e bacia leiteira, inclusive no abastecimento de água em localidades interioranas destinada ao consumo humano diante da escassez hídrica nas fontes de recalque. Os prejuízos da atividade leiteira chegam a R$ 772.632,00. Já na pecuária, as perdas ultrapassam R$ 7 milhões.
O decreto, assinado hoje, dá mais sustentação aos produtores que precisarem prorrogar suas contas junto aos bancos, desta forma eles ganham a possibilidade de negociação.
AÇÕES
A Secretaria da Agricultura, em convênio com o Estado e Emater, concluiu a construção de 12 microaçudes dentro do projeto FEAPER, e também continua abrindo e limpando pequenos bebedouros nas propriedades. Além disso, foi concluída a rede de água na localidade da Cruz Alta, atendendo mais de 80 casas, e iniciou a abertura de um poço no Passo Taquara, atendendo mais de 40 casas.
Numa ação conjunta com a Defesa Civil, comunidades do interior têm recebido água potável por meio da cisterna. O caminhão realiza entregas diariamente.
O decreto de emergência na íntegra está disponível no site do Município.