Os cavalos que circulam pelas ruas de Rio Pardo poderão receber um chip com informações de identificação, idade, local de origem, tipo de pelagem, marcas e outros dados, com o objetivo de evitar furtos, perdas e, até mesmo, acidentes envolvendo cavalos, além de responsabilizar os donos para uma guarda responsável.
O projeto está em fase de elaboração pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio Pardo. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Freitas, este projeto vai facilitar a identificação dos animais que forem encontrados nas ruas ou que são vítimas de maus tratos. Além disso, o projeto vai incluir adesivos refletores em charretes dando mais segurança nos deslocamentos noturnos ou em neblina.
A médica veterinária, Heloísa da Rocha Poeta, explica que o microchip é um pequeno dispositivo, geralmente afixado na área do pescoço do animal, com características que não causam alergia nem incomodo, e que possui um código. “Esse código pode ser acessado pelo computador, por meio de um software específico, diversas informações importantes, sobre o sexo, idade, raça, pelagem, localização, controle de saúde, dentre outras”, esclarece.
*
*
*
*
*
*
*
*
Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Viviana