25 JUL 2022
Meio Ambiente prepara projeto de microchipagem em equinos
Os cavalos que circulam pelas ruas de Rio Pardo poderão receber um chip com informações de identificação, idade, local de origem, tipo de pelagem, marcas e outros dados, com o objetivo de evitar furtos, perdas e, até mesmo, acidentes envolvendo cavalos, além de responsabilizar os donos para uma guarda responsável.
O projeto está em fase de elaboração pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio Pardo. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Freitas, este projeto vai facilitar a identificação dos animais que forem encontrados nas ruas ou que são vítimas de maus tratos. Além disso, o projeto vai incluir adesivos refletores em charretes dando mais segurança nos deslocamentos noturnos ou em neblina.
A médica veterinária, Heloísa da Rocha Poeta, explica que o microchip é um pequeno dispositivo, geralmente afixado na área do pescoço do animal, com características que não causam alergia nem incomodo, e que possui um código. “Esse código pode ser acessado pelo computador, por meio de um software específico, diversas informações importantes, sobre o sexo, idade, raça, pelagem, localização, controle de saúde, dentre outras”, esclarece.

Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
Autor: Viviana