03 MAI 2021
FEBRE AMARELA ESTÁ SENDO MONITORADA POR VIGILÂNCIA EM SAÚDE

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde, CEVS, esteve nesta quinta-feira, 29, em Rio Pardo, orientando a equipe da Vigilância em Saúde do município sobre a febre amarela.

Um bugio foi encontrado morto na divisa, Santa Cruz do Sul/Rio Pardo, positivo para febre amarela. As equipes foram a campo investigar se havia a informação de outros animais doentes, além de sensibilizar a população que reside na área rural sobre a importância da comunicação da morte ou adoecimento de bugios para vigilância em saúde.

O CEVS reforçou que os bugios não transmitem febre amarela, e sim os mosquitos silvestres. Os bugios são sentinelas (anjinhos da guarda), ou seja, eles adoecem primeiro, alertando que o vírus esta circulando na região. Portanto, é muito importante mantê-los vivos e preservá-los.

Para os que já vacinaram contra a doença, estão imunizados, pois a dose única protege para a vida toda. Aqueles que ainda não se vacinaram, devem procurar o posto de vacinação.

VINCULADOS À PÁGINA:
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021