28 NOV 2019
PLANEJAMENTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO
REALIZADAS AS PALESTRAS DA SEMANA DO EMPREENDEDOR

A Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio está realizando no município de Rio Pardo a Semana do Empreendedor 2019.
Na última terça-feira (26) foi realizada a palestra “Identidade Empreendedora”, proporcionada pelo SEBRAE/RS. A palestra foi ministrada pela consultora Lenise Félix Veloso, que traçou o perfil do empreendedor que todos possuem, esclarecendo que a visão sobre empreendedorismo não está restrita apenas a ter uma empresa, pois um colaborador também pode se enquadrar neste perfil e trouxe diversos exemplos práticos sobre os desafios e os perfis que formam a identidade empreendedora, ressaltando que a pessoa pode se enquadrar em mais de um perfil.
Já a noite da quarta-feira (27), houveram duas palestras que contaram com o apoio da ACIS e Europan/Superpan.  A primeira palestra, intitulada “O direito do trabalho como aliado do empreendedor”, foi ministrada pelo Advogado Trabalhista de Santa Cruz do Sul, Dr. Bruno Dittberner, que durante sua fala tratou sobre alguns pontos da relação entre o empregador e o empregado, que podem ser aliados para que o empreendedor tenha segurança jurídica. A segunda palestra da noite, intitulada “Comunicação nos negócios: gestão, marketing e vendas”, foi ministrada pela vitrinista e consultora de estilo Priscila Marocco, que possui grande experiência em atuação no comércio varejista e que atua no ramo há mais 13 anos. Em sua apresentação, Priscila focou na importância da comunicação no mundo do empreendedorismo e a necessidade de abertura para uma nova visão de relação entre o empreendedor e seus clientes, destacando o poder da experiência de compra e do marketing para ampliação de lucros, esclarecendo a necessidade de planejamento e estratégia. Por fim, lembrou dos desafios de ser empreendedor no contexto atual, a necessidade de buscar sempre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e que o empreendedor deve buscar sempre realizar aquilo que gosta.
Após o encerramento das palestras, foi oferecido um coquetel com salgados da Europan/Superpan, adquiridos através da parceria com a ACIS, na pessoa do 2º vice-presidente Vitor Quintana (o qual conseguiu os salgados com a empresa), do Presidente Vilson Schorenberger e do 1º Vice-Presidente Nicanor Morais.