21/10/2019 às 12:12:00
ENTREGA DO DOCUMENTO ORIENTADOR MUNICIPAL

A Secretaria Municipal da Educação realizou no dia 16 de outubro, a entrega ao Conselho Municipal de Educação do Documento Orientador Municipal, o DOM.
Este documento inclui os Princípios Orientadores do Documento, das Modalidades de Ensino e dos Temas Contemporâneos, os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Educação Infantil, as Unidades Temáticas, os Objetos de Conhecimento  e as Habilidades  que deverão ser desenvolvidas nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
O DOM foi elaborado a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do RCG (Referencial Curricular Gaúcho) acrescido das especificidades do Território Municipal, definidas pelos professores nos dias de parada nacional, os chamados Dias Ds, e na sequência, organizado e montado pelas professoras e/ou supervisoras Denise Rego, Ieda  Margarete Alvares, Izaura Cabral, Lilian Rezes,  Maria Raquel Santos e Márcia Valéria Silva. Da mesma forma, foi construído também o DOM da Educação Infantil e, organizado pelas coordenadoras da Educação Infantil Alice Corrêa e Nadir Rodrigues, e da professora Viviane Lima.
Este Documento será o norteador dos Planos de Estudo das escolas parceiras, ou seja, guiará a elaboração de um currículo no qual sejam garantidas aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, independente da Rede a qual pertençam. Além do Dom, todas as escolas estão analisando e reestruturando o seu PPP (Projeto Político Pedagógico) e no próximo dia D, farão o mesmo com o seu Regimento Escolar, todos esses documentos deverão estar alinhados à BNCC.
Segundo a Secretária Municipal da Educação, Michelle  Borges Zawadski, a elaboração  do DOM é de extrema importância. “2019 será marcado na história como o ano em que foi elaborado o DOM com a feliz parceria entre os profissionais das Redes Municipal e Estadual. Nossa secretaria está conduzindo todas as ações necessárias para que Rio Pardo trabalhe em parceria na Educação, porque entendemos que juntos construiremos uma Educação que vai garantir a equidade, porque todos têm direito as mesmas aprendizagens”, ressalta Michelle.