Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Rio Pardo - RS
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
30
30 -0001
TURISMO E CULTURA
180 ANOS DO PRIMEIRO HINO RIO-GRANDENSE/ RIO PARDO BERÇO DO HINO RIO-GRANDENSE

 

Em 30 de abril de 1838, ocorreu uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Farroupilha, a Batalha do Barro Vermelho, que se desenrolou na vila de Rio Pardo, uma das maiores cidades da província, com 12 mil habitantes e, resultou em vitória para farrapos contra as forças imperiais. Ocasião em que foram aprisionados uma unidade do Exército Imperial, o 2° Batalhão, inclusive com a sua banda de música.

O General Netto encomenda a Joaquim José de Mendanha, maestro a serviço do 2º Batalhão de Fuzileiros, a composição de um hino para os separatistas, que foi entregue em cinco dias. A letra foi escrita pelo poeta Serafim de Alencastro, que era capitão das forças rebeldes, após surgiram variações, mas, é a mesma “aurora precursora” que se canta enaltecendo “nossas façanhas” e mais tarde se tornou o hino do Rio Grande do Sul.

Neste ano, as comemorações alusivas aos 180 anos do primeiro Hino Rio-grandense, ocorreram no dia 29 de abril, para o evento foi firmada uma parceria entre o Governo de Rio Pardo, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com a 5ª Região Tradicionalista.

Na data os diversos eventos durante o dia incluíam cavalgada, almoço campeiro, palestras e mateada, todas as atividades foram abertas à comunidade.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria de Turismo e Cultura
endereço
Rua Andrade Neves, 324 - Centro
CEP: 96640-000
atendimento
Das 08:00hs às 12:00hs - 13:00h às 17:00h
contato
(51) 3731-1225
newsletter
Cadastre-se para receber novidades da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia