AGRICULTURA
GOVERNO MUNICIPAL VISA MELHORIAS NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO DOS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, é responsável pela inspeção dos alimentos de origem animal dentro dos estabelecimentos deste setor, garantindo a qualidade e a segurança do alimento que chegará à mesa da população.

Desde o início do governo do Prefeito Rafael Barros, o SIM vem passando por melhorias, com o objetivo de se modernizar e ampliar a área de comercialização das indústrias e agroindústrias familiares do município, através da adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte); que fará com que o Serviço de Inspeção Municipal tenha equivalência ao serviço de inspeção do Estado (CISPOA) e possa assim permitir que seus estabelecimentos comercializem seus produtos, devidamente inspecionados e legalizados, para fora do município.

Para que essa mudança positiva ocorra, é necessária a atualização da Lei e do Decreto que regulamentam o serviço, havendo alterações que garantirão ainda mais a qualidade do que é produzido, juntamente com flexibilização de alguns gargalos que antes travavam a regularização de pequenas agroindústrias.

Segundo o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Henn, é de extrema importância a aprovação da nova lei para que o município evolua neste setor. A adesão ao SUSAF irá incentivar que outras indústrias e agroindústrias queiram se legalizar, visto que terão sua área de comercialização ampliada.